Forma mais fácil de ouvir rádio na internet
Nasceu no bairro periférico de Bissau, em 4 de Fevereiro de 1994, por iniciativa da ONG A.D (Acção para o Desenvolvimento), em colaboração com associação dos moradores do bairro de Quelele e, vem afirmando-se durante aparição da epidemia de cólera que assolava a capital da Guiné-Bissau.
A rádio Comunitária voz de Quelele é a primeira rádio na ilha das estacões comunitárias do país, começando emitir vinte anos depois das primeiras emissões da Rádio difusão nacional numa conjuntura marcada por grande complexidade politica, em que a abolição do regime de partido único faz surgir mais desconfianças que certezas, todas as novas iniciativas ganham rapidamente a estigma de suspeição. A marcação das primeiras eleições multipartidária em 1995, reforça o receio do poder político para com esta primeira rádio comunitária, que era entendida apenas como uma ameaça à sua perpetuação na governação.
Logo após o início do seu funcionamento, a Rádio Voz de Quelele passa a sofrer várias pressões e ameaças do poder politico, o que conduz a rádio a frequente mudanças de local de emissão no bairro. Foi neste contexto que a 24 de Março de 1994, o ministério de transportes e comunicações, através de um circular ordenava o encerramento da Voz de Quelele.
Oito meses depois, em Novembro de 1994, quando ocorria a primeira epidemia de cólera na cidade Bissau, causando morte de centenas de pessoas. A ONG. A.D decidiu unilateralmente retomar as emissões de RVQ, orientando as suas emissões especialmente para o combate a aquela epidemia. Os resultados foram extraordinárias com a participação dos moradores nos programas de educação e sensibilização. Colocando em directo perguntas e dúvidas aos técnicos de saúde convidados pela A.D para animar e esclarecer as dúvidas. Constituíam grupos de moradores que, por iniciativas próprias, procediam campanhas de sensibilização, de porta à porta, sobre a higiene e saneamento básico na comunidade. A rádio voz de Quelele sempre estava a frente de todas as iniciativas locais de combate a cólera. E esse esforço teve bons resultados fazendo com que durante período da epidemia de cólera o bairro de Quelele, registar apenas um óbito e seis casos, trabalho reconhecido posteriormente pelo próprio ministério da saúde, abrindo portas para existência das emissoras comunitárias no país que hoje assumiram o papel fulcral no processo de desenvolvimento local.
This version of Rádio Voz de Quelelé Android App comes with one universal variant which will work on all the Android devices.
If you are looking to download other versions of Rádio Voz de Quelelé Android App, We have 1 version in our database. Please select one of them below to download.